terça-feira, 13 de outubro de 2009

Pronúncia

Os nomes dos personagens e lugares de TEMPUS são baseados na língua falada naquele mundo pela Sociedade. Tanto os Anjos como os Demônios do mundo de TEMPUS interagem usando três línguas:

CEDROS ALTO ou CEDROS ANTIGO

Cercada de mistério, esta língua, segundo a lenda, foi ensinada pelos próprios Deuses Absolutistas. Cedros Antigo segue uma gramática peculiar e estritamente mágica, o quê foi um dos motivos que a fizeram cair em desuso. Mas seu principal carrasco foi o fato de ser a língua oficial dos Justos, o misterioso povo que viveu antes dos Anjos e dos Demônios. Cedros Alto já foi proibida de ser ensinada nas escolas e recolocada na grade curricular centenas de vezes. Atualmente está em fase de transição para uma nova proibição.

CEDROS BAIXO ou CEDROS SIMPLIFICADO

Criada pelos Anjos e pelos Demônios, é uma forma muito simplificada do Cedros Antigo. Sua principal mudança foi a troca das Sëta (os glifos que formavam as palavras) pelo sistema Browsted (um alfabeto de 52 símbolos). Outra alteração drástica foi o fim do uso da magia para formar ou ouvir algumas palavras, sendo assim a língua poderia ser ensinada a outros. É parte do currículo normal nas escolas e deve ser aprendida principalmente pelos que cursam Justiça ou Inteligência. Age como uma segunda língua dos Anjos e Demônios, junto com a Earda, mas ainda existem famílias tradicionais que a mantém como única língua.

LÍNGUA HUMANA ou EARDA

A Sociedade percebeu que seria importante dominar alguma língua humana para se comunicarem com os não pertencentes à Sociedade, ou para se passarem despercebidos ao se infiltrarem nas cidades humanas. A língua humana utilizada pelos Anjos e Demônios depende da região onde se encontram, e alguns acabam aprendendo de duas a cinco línguas humanas. Não importa qual seja, "Earda" representa qualquer uma delas. Caso a língua humana não torne possível o entendimento entre dois membros da Sociedade, eles recorrem ao Cedros Baixo, que age, nestes casos, como língua universal.


Pela mistura de línguas que há no mundo de TEMPUS, às vezes o leitor poderá ter dúvidas quanto à pronúncia de algumas palavras, ou mesmo quanto à sua escrita. Para auxiliá-lo, este glossário de Pronúncia será constantemente atualizado com o surgimento de novos termos. Para facilitar, dividiremos as palavras por tipo. A pronúncia se baseia em português do Brasil. A transposição silábica e a acentuação foi feita por Andre L. dos Santos, assim como a tradução da história de TEMPUS, retirada dos manuscritos originais em Cedros Antigo. Com o tempo o leitor também poderá aprender algumas estruturas gramaticais e iniciar seus próprios estudos nestas maravilhosas línguas da Sociedade.

------ Glossário de Pronúncia ------

[x] NOMES

Naell - ná-É-u
Virginnie - vir-JÍ-ni-ê
Mirrin - mi-RRI-m
Gault - GÁ-ul-ti
Jamiel - jâ-mi-ÉU
Nyara - ni-Á-ra
Atria - Á-tri-a
Dimitris - di-MÍ-tris

[x] SOBRENOMES

Ainnion - ÁI-ní-ôn
Aureus - ÁU-rê-us
Novaeen - NÔ-vá-êm [o "ee" em Cedros não são duas letras separadas, mas sim uma letra prolongada. o "ee" seria um "e" longo.]

[x] LUGARES

Aureus - ÁU-rê-us

[x] CEDROS

Ainnie - ÁI-ni-e [Irmão/Irmã] (o nn de Cedros é uma prolongação do n, assim como o ee.)

[x] MISCELÂNEA

Cedros - SÉ-dros

Nenhum comentário:

 

Histórias por Andre L. dos Santos | © 2009 Express to Nowhere | by TNB